Aprender inglês sem gramática, é a grande novidade de várias escolas de idiomas e também de alguns cursos online.
Por que isso tornou-se tão importante de repente? Pois a maior trava das pessoas que estudam inglês é o aprendizado da gramática. E, na verdade, os cursos que ensinam a partir desse ponto acabam não ajudando os alunos a ficarem fluentes.
Podemos dizer que aprender inglês a partir da gramática seria como se nossos pais ensinassem o português para nós, quando crianças, usando um livro de gramática da Língua Portuguesa.
Imagine uma criança que está começando a falar, ter que se ater a regras gramaticais. Ela jamais conseguiria aprender o idioma, provavelmente chegaria à idade escolar sem saber falar ainda.
Assim, escolas e cursos entenderam que a maneira certa de aprender inglês é exatamente a forma como aprendemos português. Primeiro ouvindo, aí repetindo (falando), depois lendo e finalmente escrevendo.
Qualquer método que atrapalhe essa seqüência, não conseguirá ensinar nada para as pessoas.
Contéudo
Por que você não deve aprender inglês por regras de gramática
O que pouca gente sabe, é que a gramática de qualquer idioma divide-se em duas:
- Gramática normativa
- Gramática de uso
A gramática normativa é aquela dos livros, com todas as regras, todos aqueles nomes difíceis como advérbios, verbos, e tudo mais. Essa gramática é a que a gente aprende quando entra na escola (e que raramente usa no dia a dia).
A gramática de uso é a que praticamos diariamente quando falamos, não ficamos preocupados se o advérbio está no lugar certo, ou se nossa frase está obedecendo todos os tempos verbais, nós apenas nos comunicamos, formando frases com as palavras que conhecemos.
A partir desses conceitos podemos entender que se não conhecermos nenhuma palavra, não podemos criar frases, de nenhuma maneira.
Voltando ao exemplo da criança que aprende a falar, ela começa ouvindo as palavras que os pais repetem para ela sem parar, ela ouve repete, ouve repete, e logo começa a criar um vocabulário pequeno, mas que já faz com que ela se comunique, pedindo o que deseja.
Aos poucos esse vocabulário vai aumentando, e quando ela chega na idade escolar, já sabe falar muitas frases, e provavelmente já escreve seu nome, sabe contar até um certo ponto, ou seja, ela não precisou de regras gramaticais para se comunicar até os 6 anos de idade.
4 passos para aprender e dominar o inglês
Para aprender inglês, precisamos fazer da mesma maneira que uma criança: construir o nosso banco de dados de palavras e para facilitar, siga os 4 passos abaixo e em fique fluente rapidamente.
Ouvir
Seja música, filmes, seriados, podcasts, ou vídeos. Você precisa ouvir inglês todos os dias.
Falar
Repita as palavras, as frases, grave sua voz e depois ouça, crie diálogos e fale em voz alta, imagine-se em situações diversas e como faria para se comunicar em inglês.
Ler
Revistas, jornais, blogs, gibis, livros, cerque-se de textos em inglês, isso é ótimo para aprender novas palavras e também a famosa gramática, com o tempo escreverá fluentemente.
Escrever
Essa é a última fase do aprendizado, tendo um vocabulário extenso, é a hora de aprender as regras, e isso ficará muito mais fácil porque você JÁ SABE o idioma, irá apenas aplicar alguns novos conceitos.
Aplique a seqüência acima, para conseguir fluência no inglês e não perder mais tempo estudando do jeito errado.
VEJA TAMBÉM:
- Conheça o método que tem ensinado como aprender inglês sem gramática (em menos de 1 ano)!
- Professor mostra na prática porque esse tem sido o melhor curso online para aprender inglês rápido
- Método ensina inglês com aulas de inglês pela internet
Esse Método foi o meu Salvador da Pátria ⇓
Quando comecei a aprender inglês, foi esse método abaixo que me transformou de um não sabe nada, a uma pessoa que consegue viajar e falar com americanos nativos.
Nunca precisei ficar decorando regras gramaticais e nem gastei todo o meu dinheiro, pagando altas mensalidades para escolas.